sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"Autêntico Ou Dissimulado? "

"Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo" (Sl 26:4).

"Não são as roupas finas que qualificam as pessoas que as usam. Uma roupa simples, usada com elegância, é mais admirada e obtém mais crédito aos olhos criteriosos e sensatos."
Muitas vezes nos esforçamos para demonstrar, exteriormente, uma qualidade que não possuímos no interior. Queremos transmitir virtudes que não temos, uma pureza que não é
real, uma espiritualidade que nunca experimentamos. Não somos sinceros, nem autênticos, nem glorificamos verdadeiramente o nome de Jesus.

De que nos adianta fazer orações com belas e comoventes palavras se não temos comunhão com o Senhor? De que adianta citarmos dezenas de versículos bíblicos de memória se não
conhecemos a Bíblia e muito menos o Deus da Bíblia? De que nos serve cantar solenemente um hino de louvor se ao sair andamos por outros caminhos em lugar de andar na presença de Cristo?

Um cristão verdadeiro não traz Jesus no exterior, escrito em uma blusa ou em um broche pregado no peito, mas, no seu coração. Uma oração sincera não é proclamada em alta voz, no meio da Congregação, para ser ouvida por todos, mas, no
silêncio de um lugar reservado, para que Aquele que buscamos, a ouça completamente. A oração na igreja é para a intercessão por necessitados.

Às vezes usamos dois tipos de vestes uma elegante na igreja e outra nem tanto, no mundo. Às vezes transmitimos dois tipos de amor um no meio dos irmãos reunidos conosco
nos cultos e outro quando os encontramos, separados, em outros lugares. Às vezes cultuamos a Deus de duas maneiras uma na igreja e outra fora dela.

Você têm se vestido de hipocrisia ou prefere a simplicidade de uma vida autêntica na presença de Deus?


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

"Ter, ou Ser?"


“Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!” Mt 10:25.


Nosso alvo não é o “ter”, e sim o “ser”. Não devemos nos preocupar com aquilo que temos ou alcançamos, e sim naquilo que nos tornamos. É o suficiente para o verdadeiro discípulo ser como Jesus. Este é o alvo. Não é conhecimento dele ou o reconhecimento de outros homens. O alvo é ser como Jesus. O alcance deste alvo dispensa qualquer outro.

“O fato que o Senhor Jesus experimentou tanto desprezo deve ensinar seus discípulos que sucesso, como o mundo (e muita religião) considera sucesso, não deve ser nenhum critério para nosso discipulado. Sucesso no sentido Cristão é a habilidade de ser como Jesus.”

Jesus foi acusado de fazer milagres pelo poder de Belzebu (“o príncipe dos demônios” Mt 12:24). É curioso que o significado por trás do nome Belzebu,  possivelmente seja a junção das palavras Baal, o deus dos cananeus, e zebu “casa”. Ou seja, o deus da casa ou, como Jesus usou, o “dono da casa”. Ao invés de reagir, Jesus conseguiu ver nas próprias acusações dos seus inimigos uma verdade maior – ele era de fato o dono da “casa” toda.

Seja qual for sua origem, este nome era um sinônimo de Satanás. Talvez não haja uma ofensa maior do que chamar o Cristo pelo nome de seu inimigo mortal. No entanto, o discípulo (que é como seu Mestre) não deve revidar ou retrucar. A melhor resposta não sairá da sua boca, mas, da sua vida. Não serão palavras respondidas, mas, uma vida iluminada pela presença de Jesus.


Deixe Jesus falar por você, por meio de você, naquilo que você fala e faz, e naquilo que você recusa falar ou fazer. Só assim as pessoas verão Quem elas realmente precisam ver. Seja como seu Mestre e todos, inclusive seus inimigos, O verão. Talvez seja a eles que Jesus mais quer se revelar. Você pode ajudar?

"Meus Tesouros!"

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” – Mateus 6:20. 

Jesus disse que “não devemos acumular tesouros sobre a terra”. Que Ele quer dizer com isso? Primeiramente devemos evitar interpretá-lo só com relação a dinheiro. Muitos fizeram isso, considerando esta declaração como dirigida somente aos ricos. Na minha opinião, isso é tolice. A passagem dirige-se a todos os demais também. Jesus não disse: “Não cumulei para vós outros dinheiro”. Disse: “Não acumuleis para vós outros tesouros”.

Tesouros é um termo amplo, muito inclusivo. Inclui dinheiro, mas não só dinheiro. Significa algo muito mais importante. Nosso Senhor está interessado aqui não tanto em nossas posses, mas em nossa atitude em relação a nossas posses...

Não há nada de errado em ter riqueza, pura e simplesmente; o que pode ser muito errado é a relação existente entre a pessoa e sua riqueza. E a mesma verdade se pode dizer quanto a tudo o que o dinheiro pode adquirir. De fato, vamos mais longe! Esta questão tem que ver com nossa atitude total para com a vida neste mundo.

Nosso Senhor refere-se aqui àqueles que acham sua principal, ou mesmo total satisfação nesta existência, nas coisas que pertencem a este mundo apenas. O perigo contra o que Ele está advertindo aqui... é que o homem limite sua ambição, seu interesse e suas esperanças à vida presente... isso amplia a questão muito além da mera possessão de dinheiro. Os pobres precisam desta exortação... tanto quanto os ricos.


Todos temos tesouros, de uma forma ou de outra. Pode não ser dinheiro. Nossos tesouros podem ser marido, esposa, filhos... Para alguns, o tesouro é sua casa. Todo perigo da ufania pela casa, e de viver pela casa e o lar, é aludido aqui. Não importa o que seja... se isso é tudo para você, esse é seu tesouro, é aquilo para o que você está vivendo. Eis o perigo acerca do qual nosso Senhor nos exorta nesta altura do sermão. 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Esqueça O Leite Derramado"

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1 João 5:4).
"Noventa e nove por cento dos fracassos vem das pessoas que têm o hábito de desculpar-se."

Passamos mais tempo tentando achar justificativas por nossas falhas, equívocos e derrotas do que na busca de um recomeço. É mais fácil parar e chorar por um insucesso do que levantar, insistir, perseverar e continuar crendo que a vitória logo chegará. E se somos cristãos e confiamos nas promessas de Deus, mais motivos temos de não nos deixar abater por fracassos momentâneos. Cristo nos prometeu
vitórias e são elas que devemos buscar sempre, independente do tempo e das quedas que tenhamos de suportar até alcançá-las.
O mundo é feito de altos e baixos; as ruas por onde caminhamos nos conduzem, ora para cima e ora para baixo; toda escada tem degraus para subir e também para descer. O importante para nós é não desanimar. Afinal, quem tem Jesus ao lado, não desanima jamais!
Se temos de caminhar uma milha para atingir nosso sonho e não o alcançamos, caminhemos duas, ou três, ou quantas forem necessárias. Se o nosso propósito é orar por um ano para um objetivo específico e não vemos resultado neste ano de oração, oremos dois, cinco, até vê-lo concretizado. A fé não se limita ao tempo, deve ser praticada incessantemente.

Não devemos tentar justificar nossos fracassos – devemos testificar de nossa determinação em tentar novamente. Não devemos pedir desculpas por um insucesso – devemos proclamar que a vitória é certa e que cremos obtê-la o mais rápido possível. Não devemos "chorar pelo leite derramado"
-- vamos encher novamente o copo, mesmo que tenhamos de ir ao mercado comprar mais um litro.


Tenha fé... a vitória é mais que certa!

domingo, 7 de setembro de 2014

"Fobia Espiritual?"

“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.” Mateus 10:28


O dicionário Houaiss apresenta mais de cento e trinta substantivos terminando em "fobia", a maioria referentes a diferentes tipos de medo ou aversão. "Uiofobia" é a aversão aos próprios filhos. "Querofobia" é o horror à alegria. "Teofobia" é definido como "horror a Deus" e "eclesiofobia" é aversão a igrejas.


Algumas fobias são mais conhecidas como "claustrofobia", o medo de lugares fechados, e "hidrofobia", o temor de líquidos. Infelizmente, muitas pessoas aprenderam a temer coisas que não devem temer, mas nunca aprenderam a temer a Deus. Muitos temem o que os homens podem fazer, mas não o que Deus fará no dia do julgamento aos que não creram e nem se Arrependeram.


Em pleno século 21, alguns Cristãos ainda enfrentam oposição e até perseguição por causa da sua fé em Deus. Seguir Jesus pode custar amigos, família, emprego ou até a vida para alguns. Entretanto quem
devemos temer mais: os homens ou Deus? Pedro chegou a temer homens, a ponto de negar veementemente que conhecia a Jesus. Porém pela graça de Deus e pelo poder da fé, o simples pescador se arrependeu a ponto de proclamar Jesus diante das ameaças das maiores autoridades do país.

Cabe ressaltar também que em pleno “final dos tempos” alguns também perderam seu temor á Deus, e estão levando sua vida de maneira munda, carnal e terrena, praticando mentiras, falsidades, e todo tipo de atitude que não condiz com um homem/mulher de Deus, esquecendo-se que trarão para sí mesmo o juízo, a condenação de suas obras.

Vale lembrar as palavras dele: "Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens." (Atos 5:29) Pelo nosso temor ao Senhor podemos ajudar outros a escaparem do terror eterno. Talvez o oposto
do medo não seja a coragem, e sim, a fé naquele que é maior do que tudo que nós tememos aqui. Se escolhermos, como Pedro, temer somente a Deus – não há mais nada que temer. Ouça as palavras do
Senhor tema somente a Deus e confie em Jesus.


terça-feira, 2 de setembro de 2014

"Manutenção da Fidelidade!!"

"...Que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade" - Salmo 146:6.

...Mantém para sempre a Sua fidelidade...

É certo que todos já ouviram o ditado: "Prevenir é melhor do que remediar"... É isso é fato em muitas de nossas atividades. Por exemplo, nos
prevenimos quando o tempo está com a "cara" meio que de chuva... Se a questão é sintoma de gripe, já tomamos um analgésico... Se o tempo esfria,
já tiramos nossos casacos do armário... Antes que a despensa se esvazie por completo, lá estamos nós no mercado para reabastece-la...

Os mais prudentes fazem manutenção preventiva em seu veículo... ou seja, nas coisas materiais (essenciais rotineiras) estamos sempre de olho preocupados não é mesmo?

Mas...e espiritualmente? Nos preocupamos em manter-nos prevenidos de modo que não sejamos pegos de assalto? Talvez alguém diga - por que dizer isto?
Porque somos seres espirituais, e também há uma necessidade iminente de prevenção das coisas espirituais. O fervor do “culto de domingo” deve permanecer nos demais dias, mas, com o passar do tempo, as atividades se intensificam e perdemos o pique de orar o que orávamos, louvar como
louvávamos e principalmente ler a Palavra, como líamos. O resultado pode ser desesperador e provocar grandes estragos e consequências que serão companheiras por toda a vida.

Entretanto, não é só na questão espiritual. Por exemplo: É preciso a manutenção da família, para com o cônjuge, para com os filhos, para com o casamento... Muitos engavetaram o “comportamento” do período de namoro e noivado e hoje amargam um casamento insosso, pois, não cultivam os
hábitos, as afetividades e os bons modos que praticavam quando namoravam. O que antes era tão importante tão intenso, coisas como: a oração, o diálogo, o respeito o carinho a preferência infelizmente hoje se transformou em segundo plano, em mesmice.. a paixão o afeto, o carinho, a
presença de Deus se transformou  num monte de cinzas e pouquíssimo fogo... Em casos assim os próprios cônjuges são os únicos responsáveis!

Por que não trabalhar na manutenção desse tão belo relacionamento ou voltar a prática do mesmo antes que seja tarde demais?

Por que não investir um tempo com a Palavra pela manhã ou à tarde ou a noite?

Bem sabemos que nosso inimigo é sujo, inescrupuloso que trabalha de matar, roubar e destruir, portanto, ele está a todo momento investindo contra
nós e tudo o que diz respeito a nossa vida.

Se cuidamos preventivamente de coisas que são triviais, por que não dispensar igual ou melhor cuidado sobre coisas que são importantes e fundamentais?

Se o Senhor mantém Sua fidelidade, então nós não deveríamos sermos demasiadamente agradecidos e como forma de evidenciar este agradecimento também praticarmos a manutenção dessa fidelidade, tanto para com Deus, como para nós mesmos e para com o nosso próximo, e nossa família)?

O Senhor mantem para sempre a Sua fidelidade, logo, recebemos recursos para mantermos a nossa!


Os nomes de Deus e seus significados:
JEOVAH ELOIN.....................Senhor Deus Gn 2:4 
JEOVAH ADONAI................ Senhor Deus Gn 15:2; Ne 10:29 

JEOVAH EL SHADDAI............O Senhor é Todo Poderoso Gn 17:1 
JEOVAH JIREH......................O Senhor Proverá Gn 22:13-14 
JEOVAH............................... Aquele que tem existência própria Ex 3:14 
JEOVAH................................O Senhor Ex 6:2-3 
JEOVAH RAFAH.....................O Senhor que Te Sara Ex 15:26 
JEOVAH NISSI......................O Senhor é Minha Bandeira Ex 17:15 
JEOVAH MEQADDISHKH O Senhor Meu Santificador Ex 31:13 
JEOVAH QANNA....................O Senhor, Meu Zeloso Ex 34:14 
JEOVAH MELLADESHEEN......O Senhor que Santifica Lv 20:8 
JEOVAH KHEREB.................. O Senhor, A Espada Dt 33:29 
JEOVAH MAGEN...................O Senhor, Meu Escudo Dt 33:29 
JEOVAH MAGINNENU...........O senhor, Nosso escudo Dt 33:29 
JEOVAH ADON KOL HÁ ARETS - O Senhor de toda Terra Js 3:13 
JEOVAH IMMEKHA................O Senhor é Contigo Jz 6:12 
JEOVAH SHALOM..................O Senhor nossa Paz Jz 6:24 
JEOVAH HASHOPET..............O senhor, O Juiz Jz 11:27 
JEOVAH SABAOTH................O Senhor dos Exércitos I Sm 1:3 
JEOVAH KABODHI............... O Senhor Minha Glória Sl 3:3 
JEOVAH ELYON.....................O senhor Altíssimo Sl 7:17 
JEOVAH MELECH'OLAM.........O Senhor, Rei Eterno Sl 10:16 
JEOVAH SAL'I........................O Senhor, Meu Rochedo Sl 18:2 
JEOVAH MEPHALTI................O Senhor Meu Libertador Sl 18:2 
JEOVAH KEREN YISH'I.......... O Senhor é a Força da Minha Salvação Sl 18:2 
JEOVAH METSUDHATHI.........O Senhor, Minha Cidadela Sl 18:2 
JEOVAH MISGABBI................O Senhor, Meu Baluarte Sl 18:2 
JEOVAH ELI..........................O Senhor, Meu Deus Sl 18:28 
JEOVAH TSURI......................O Senhor, Rocha Minha Sl 19:14 
JEOVAH RA’ ÁH.....................O Senhor é Meu Pastor Sl 23:1 
JEOVAH GIBBOR MILCHAMAH...O Senhor Poderoso nas Batalhas Sl 24:8 
JEOVAH IZUZ WE GIBBOR.....O Senhor, Forte e Poderoso Sl 24:8 
JEOVAH MA'OZ KAHYYAY........O Senhor, Fortaleza da Minha Vida Sl 27:1 
JEOVAH ORI..........................O Senhor Minha Luz Sl 27:1 
JEOVAH OZ-LAMO.................O Senhor, Força do Seu povo Sl 28:8 
JEOVAH ZAM.........................O Senhor a Sua Fortaleza Sl 37:39 
JEOVAH MACHSI...................O Senhor é o Meu Refúgio Sl 91:9 
JEOVAH HAMALECH..............O Senhor, o Rei Sl 98-6 
JEOVAH HOSHE'AH...............O Senhor, é o nosso Legislador Is 33:22 
JEOVAH BORE.......................O Senhor Criador Is 40:28 
JEOVAH GO'EL......................O Senhor, O Teu Redentor Is 49:26, 60:16 
JEOVAH MOSHIKH.................O Senhor o Teu Salvador Is 49:26, 60:16 
JEOVAH NAKAH.....................O Senhor que nos Guia Continuamente Is 58:11 
JEOVAH MA'OZ......................O Senhor, Fortaleza Minha Jr 16:19 
JEOVAH TSIDKENU............... O Senhor Nossa Justiça Jr 23:6 
JEOVAH JEMULAH..................O Senhor das Recompensas Jr 51:56 
JEOVAH MAKHEH............ O Senhor que Fere Ez 7:9 
JEOVAH SHAMMÁH.................O Senhor está Presente Ez 48:35 

Existem sete(7) nomes mais usuais (comum), para caracterizar a Revelação de "DEUS".
JEOVAH JIREH..................... O Senhor Proverá Gn 22:13-14 
JEOVAH RAFAH.....................O Senhor que Te Sara Ex 15:26 
JEOVAH NISSI................... O Senhor é Minha Bandeira Ex 17:15 
JEOVAH SHALOM..................O Senhor nossa Paz Jz 6:24 
JEOVAH RA’AH......................O Senhor é Meu Pastor Sl 23:1 
JEOVAH TSIDKENU...............O Senhor Nossa Justiça Jr 23:6 
JEOVAH SHAMMÁH............. O Senhor está Presente Ez 48:35