sexta-feira, 19 de setembro de 2014

"Meus Tesouros!"

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” – Mateus 6:20. 

Jesus disse que “não devemos acumular tesouros sobre a terra”. Que Ele quer dizer com isso? Primeiramente devemos evitar interpretá-lo só com relação a dinheiro. Muitos fizeram isso, considerando esta declaração como dirigida somente aos ricos. Na minha opinião, isso é tolice. A passagem dirige-se a todos os demais também. Jesus não disse: “Não cumulei para vós outros dinheiro”. Disse: “Não acumuleis para vós outros tesouros”.

Tesouros é um termo amplo, muito inclusivo. Inclui dinheiro, mas não só dinheiro. Significa algo muito mais importante. Nosso Senhor está interessado aqui não tanto em nossas posses, mas em nossa atitude em relação a nossas posses...

Não há nada de errado em ter riqueza, pura e simplesmente; o que pode ser muito errado é a relação existente entre a pessoa e sua riqueza. E a mesma verdade se pode dizer quanto a tudo o que o dinheiro pode adquirir. De fato, vamos mais longe! Esta questão tem que ver com nossa atitude total para com a vida neste mundo.

Nosso Senhor refere-se aqui àqueles que acham sua principal, ou mesmo total satisfação nesta existência, nas coisas que pertencem a este mundo apenas. O perigo contra o que Ele está advertindo aqui... é que o homem limite sua ambição, seu interesse e suas esperanças à vida presente... isso amplia a questão muito além da mera possessão de dinheiro. Os pobres precisam desta exortação... tanto quanto os ricos.


Todos temos tesouros, de uma forma ou de outra. Pode não ser dinheiro. Nossos tesouros podem ser marido, esposa, filhos... Para alguns, o tesouro é sua casa. Todo perigo da ufania pela casa, e de viver pela casa e o lar, é aludido aqui. Não importa o que seja... se isso é tudo para você, esse é seu tesouro, é aquilo para o que você está vivendo. Eis o perigo acerca do qual nosso Senhor nos exorta nesta altura do sermão. 

Nenhum comentário: