sábado, 23 de fevereiro de 2013

“O Porco voltando a Lama”


Sabe o que é triste???...
 Quando nos convertemos,  levamos um tempo para assumir isso..ficamos  vergonha do que vão pensar, nos preocupamos com o que irão dizer sobre nós.. Então escondemos a bíblia não falamos que nosso compromisso aos domingos agora é a igreja, etc... Disfarçamos... (alguns  demoram meses, anos para abrir mão do mundo para  "assumir nossa nova vida")

Entretanto... Quando deixamos o Amor esfriar, quando passamos a amar novamente as coisas do mundo, a vergonha vai embora, e ao contrário de antes, não estamos nem ai para o que vão dizer, ou pensar a respeito... Não fazemos questão de esconder os lugares que estamos frequentando, as musicas que agora  fazem parte do nosso repertório preferido, etc....temos urgência, temos o maior prazer, e a maior cara de pau de deixarmos isso bem claro, para que todos possam ver, e ouvir....

Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. II Pe 2:21-22..

 

“O Porco voltando a Lama”

E refletindo sobre isso, me veio a memória esse dito popular, que na verdade é também um versículo da palavra de Deus....

Esse é um ditado popular, baseado na natureza do porco, um animal quadrúpede, da classe dos suínos, que é criado normalmente nos chiqueiros, lugar de confinamento onde eles são criados, onde vivem e lá eles se alimentam, fazem suas necessidades biológicas e até se banham quando existe um lugar para isso,  e acredite ele não se importa com isso, porque ali é seu habitat natural...

O porco pode ser domesticado, pode ser tratado de forma especial, mas, se for colocado em liberdade, voltará ao seu ambiente natural, ou seja, a lama do chiqueiro.

A natureza humana, após a queda do pecado, também se define da mesma forma.

O ser humano pode ser doutrinado com bons ensinamentos, pode ser tratado com distinção e respeito, porém em sua natureza pecaminosa, sempre tenderá a prática do mal.

O Apóstolo Paulo em sua carta: “pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico”.Rm 7:19.

Assim, o ser humano sem a direção contínua de Deus em sua vida, através da ação do Espírito Santo, estará a mercê de todas as tentações de Satanás.É extremamente importante se submeter à vontade de Deus para tudo.

Em determinada situação na história bíblica, Deus testou o homem, lhe dando o livre arbítrio, que nada mais é que a liberdade de escolher o seu próprio destino.

Até então o homem estava sob a vontade de seu Criador. O seu Criador lhe dava de tudo.lhe guardava e protegia. Nada lhe faltava. Entretanto, chegou o momento em que Deus lhe deu a liberdade de escolha. E infelizmente acabou escolhendo mal.

Essa situação nos leva a entender que, o homem na verdade não precisa de liberdade e sim da presença de Deus em sua vida. A primeira impressão era de liberdade ao poder escolher sem a interferência de Deus, mas acabou se mostrando totalmente incapaz de escolher sozinho.

A moral da história é que, o homem sem a direção de Deus, é como o porco que volta para a lama.

Nenhum comentário: