segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Espelho Fosco”

“Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam, mas nao se ouvia a sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada” - I Sm 1:13.
É sempre comum vermos de modo muito claro os erros dos outros, mas achamos muito difícil fazer a mesma coisa em nós. O Sacerdote Eli  julgou a atitude de Ana, acusando-a de estar sob o efeito de muito vinho, mas nunca percebeu a grave desobediência de seus próprios filhos.
Só depois de muita queixa ele disse: “De todo o povo ouço a respeito do mal que vocês fazem”(V 23). Logo depois, um homem de Deus veio ao seu encontro  e avisou o Sacerdote que a paciência de Deus  com sua família tinha acabado. Eli havia confundido uma oração com uma embriaguez, mas não reconhecia a maldade de seus filhos. Essa distorção é comum ao ser humano, sempre preocupado com a espiritualidade alheia e esquecendo-se  de cuidar da sua própria.
Há um enorme número de  pessoas que possuem tanta facilidade em ver os erros de outras e com muita dificuldade em perceber os seus.
Parece que no tocante aos outros usamos um espelho novo e quando chega a nossa vez, um fosco. Nossa tendência a fazer o que é mau obscurece  nosso julgamento quando se trata da nossa pessoa.... Justificamos nossos atos segundo nossas preferências, nosso orgulho e vaidade, ou de acordo com os interesses envolvidos. Por causa do seu caráter santo, o julgamento de Deus é o único correto e verdadeiro. Só usaremos   um “espelho novo”se permitirmos que o Espírito Santo nos julgue usando a palavra. Isso dói, mas é necessário para que haja crescimento. Troque o espelho que você usa para julgar os outros e use-o em si mesmo. A falta de principio sadio tem sido uma das causas de tantos dissabores nos relacionamentos. A inveja, o orgulho, o complexo de superioridade, a ambição por fama, destaque de posições elevadas têm-se  manifestado nesses julgamento feito com o espelho defeituoso.
Que possamos olhar para o espelho da palavra de Deus e nela observarmos nossas imperfeições, e que através desse espelho possamos também nos enxergar, e principalmente ao nosso irmão como alguém que é  a imagem e  semelhança do Pai!.
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu?  Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. Mt 7:1-5

Nenhum comentário: