terça-feira, 23 de junho de 2015

"Seja paciente com os “verdes”!




Quem de nós nunca suspirou de desânimo ao ver um discípulo que era super empolgado com a palavra e com a célula se desviar para outros caminhos voltando às práticas mundanas da qual fora resgatado?
Quisera Deus e cada um de nós, que todos aqueles que nascem de novo permanecessem sem nunca olhar para trás e envolver-se numa vida devassa fora dos propósitos do Senhor. Como seria muito melhor e mais fácil mentorear pessoas determinadas a esse ponto.

Você  já cometeu o erro de pedir a Deus pessoas prontas e de questionar porque investimos tanto em alguns que “aparentemente” insistem em não cortar os laços com o mundo?  Ou no auge do inconformismo, dizer a Deus que não perderia seu precioso tempo com essas pessoas? Afinal de contas, quando uma pessoa não quer, nem Deus pode fazer nada, quem dirá eu?

O Senhor nos pergunta: “você sabe o que significa Paciência?”  muitas vezes achamos que sim, ou melhor, conhecemos o significado da palavra Paciência, quando precisamos que alguém a exerça em nosso favor, mas e quando é nós que temos que exercê-la?
Então o Senhor nos responde: (com aquela voz mansa e suave)  “Paciência é o que eu tenho com você! E é isso que você deve ter com aqueles que são meus e estão sob sua responsabilidade.” Feche os olhos por um momento e diga em voz alta: Paciência é o que Deus tem comigo!

Todos nós, por mais preparados que sejamos, temos pontos a melhorar, áreas que precisamos crescer e com os nossos discípulos não é diferente. Em um pequeno grupo sempre há aqueles que são empenhados, dedicados, fervorosos.
Mas não podemos privilegiar esses com toda nossa atenção em detrimento daqueles que querem, mas, sozinhos não conseguem. Precisamos cuidar dos “verdes”, daqueles que ainda são imaturos na fé, que desistem por qualquer motivo, que olham para trás em qualquer oportunidade.

Afinal, a igreja é como “um grande hospital” e Jesus mesmo declarou em Mc. 2: 17 que os que estão bem não precisam de médicos e sim os doentes. Ele veio para cuidar dos problemáticos! E cada um de nós tem um tempo específico para o crescimento.
Por mais que estejamos em grupo, o crescimento não é unânime. Cada pessoa da nossa célula tem um história;  uma criação que se reflete no comportamento, no entendimento e na forma como se acredita no ensinamento bíblico. Por isso, uns crescem mais rápido e outros titubeiam, questionam e se desviam.

Qual deve ser a nossa postura como líderes diante da inconstância de um discípulo, uma vez que o próprio Deus respeita seu livre-arbítrio? Orar e Amar. Nunca perca de vista um discípulo seu na oração. Ore até quê… até que ele se firme, até que ele se torne melhor do que você na vida com Deus, até que o caráter de Cristo seja forjado nele!

Peça a Deus o coração dessa pessoa para que com Amor você possa chegar até ela. Há um equilíbrio entre falar a verdade e lançar condenação. Seja firme com o que a palavra diz e deixe isso claro para os seus, mas se eles demonstram não conseguir sozinhos, vá até o nível deles e mostre que se você conseguiu, eles também conseguirão.

Eles também avançarão! E em amor corrija, lembrando que o objetivo da correção não é o destrato, o abuso, ou exclusão, mas a restauração. Ame caminhando mais uma milha com ele. Com isso, nós líderes, crescemos! Lidar com pessoas é um grande desafio e você só conseguirá vencê-lo com Paciência.

Exige muito mais que um tempo cronometrado semanalmente. Exige entrega, pois quando você pensa que já fez de tudo, ainda há algo mais que pode ser feito, porque Ele não desistiu de nós, então não podemos desistir daqueles que Ele nos deu.

Um comentário:

Juliana disse...

Lindo e verdadeiro !