sábado, 11 de maio de 2013

" Silêncio = Vitória"



 “Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;”   Ec 3.1– 8

 

Sabemos que no muito falar, na maioria das vezes, traz prejuízos. Hoje, gostaria de considerar o benefício do silêncio. Quão profundo é esse texto de Eclesiastes!  Há tempo para tudo, mesmo, inclusive para silenciar.
: “Em ficar em silêncio consiste a minha vitória”.
 Você pode estar se perguntando: Mas como ser vitorioso sem falar nada? Como posso argumentar, me defender, esclarecer algo, se eu ficar de boca fechada? Em primeiro lugar, sem medo de errar, digo que o nosso maior advogado é o Senhor. Quem O tem na defesa, não precisa se preocupar. Em segundo lugar, quero lembrar-lhe daquele jargão que ouvimos nos filmes policiais: “Tudo o que disser pode e será usado contra você”. É exatamente isso que acontece.
 
Nos momentos de pressão, de conflito, despejamos palavras aleatoriamente que acabam por depor contra nós. Se ficarmos em silêncio  e passarmos a defesa a quem é de direito, não correremos esse risco.
Quantas vezes já ouvi pessoas dizerem a outras: “Você poderia ter dormido sem essa” ou “Quem fala o que quer ouve o que não quer.” Quando não temos palavras sábias para dizer, o melhor caminho é ficar em silêncio.
Veja a orientação de Paulo aos cristãos de Éfeso:  “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós” (Ef 4.31). Destaco a palavra gritaria, pois muitos, além de falarem demais, ainda o fazem aos berros. Paulo está orientando os cristãos efésios a banirem do meio deles esse tipo de atitude, a fim de que andem de modo digno.
Por fim, digo que “desarmamos” o nosso opositor quando usamos o benefício do silêncio. Sejamos sábios ao falar e prontos a silenciar, porque “há tempo de falar, mas há tempo de ficar calado”. Lembre-se sempre desta frase e lance mão dela: “Em ficar em silêncio consiste a minha vitória”.

Nenhum comentário: