quarta-feira, 29 de maio de 2013

"Tudo coopera para o nosso bem"


"E sabemos que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8.28-31)

Que linda promessa está não é? Nestes versículos encontramos promessas do Senhor para nós e são promessas eternas que valerão até a volta de Jesus.

Há muito tempo tenho aprendido que Deus tem um propósito em tudo que acontece em nossas vidas. Muitas vezes não entendemos os porquês das coisas. São perdas, desastres, dificuldades, brigas, injustiças, enganos, doenças e tribulações que nos deixam com dúvidas em relação a Deus, à Sua existência e às Suas promessas e propósitos para nós.

Mas Deus nos afirma em sua Palavra que “Para tudo existe uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Ec 3.1) e ainda nos dá exemplos de pessoas que passaram por dificuldades, problemas, provações e receberam no final a benção de Deus, como José, onde Deus permitiu que coisas ruins acontecessem em sua vida e tornou o mal em bem. “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem” (Gn 50.20).

A verdade é que pela fé precisamos saber que Deus tem um propósito em tudo que acontece e por isso devemos viver dependentes disso.

Além disso todas as coisas que aconteceram ou acontecerão em nossa vida contribuíram para o nosso bem,  afinal “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Independente do que seja, nossos sofrimentos, perdas, ganhos e alegrias, cooperam para o nosso bem. Paulo diz em Rm 5.3-5 que ele se alegra nas tribulações, pois elas trazem perseverança, caráter aprovado e depois esperança. Eu posso dizer que isso é verdade, já aconteceram algumas coisas em minha vida que percebi depois que era um cuidado de Deus para o meu próprio bem, era algo ao meu favor. Mesmo que na hora eu achasse ruim, ficasse brava e irritada.

Independente do que aconteça, Deus em todo o tempo está conosco e nada pode nos abalar. Tudo o que acontece é para o nosso favor e tudo tem um propósito nas nossas vidas. Pois Deus, o Senhor, Jesus estão conosco 24h sempre! “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28.20), “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Jo 1.9).

Não temas! Deus está contigo – “Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia!” (Sl 117.2). 
 

Espere no Senhor, Ele pode e fará coisas grandiosas em sua vida. Independente do problema, Deus é Deus e só Ele é Onipotente e pode resolver o seu problema. Você sozinho não é capaz de mover o mundo, mas Deus pode parar o Sol, o Mar e mudar qualquer coisa em seu beneficio. Pois Ele trabalha a favor daqueles que O amam, daqueles que Nele esperam e daqueles que Nele confiam!

 "Descansa no SENHOR, e espera nele" (Sl 37.7)



Nenhum comentário: