quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"Esse Homem é Você!!!!"



Se eu te pedisse para contar uma situação em que você tenha se indignado com uma pessoa por prejudicar outra, tenho certeza que imediatamente você se lembraria de alguém, de alguma situação, e teria algo a relatar. Mas, e se eu te pedisse para contar uma situação em que você tenha prejudicado alguém, por menor que tenha sido a sua atitude, e quem sabe por ela ser tão insignificante (para você é claro) talvez você não tenha se indignado, ou ao menos se sentiu mal por isso......Você consegue se lembrar? Você teria coragem de trazer isso á tona?

Davi cometeu alguns delitos durante seu reinado, e estes “deslizes” fez com que Deus o repreendesse severamente diversas vezes. Uma das maiores repreensões da parte de Deus foi por causa do adultério com Bate-Seba e ordem de execução de Urias, marido de Bate-Seba (I Sm 11). Um tempo depois, Deus enviou o profeta Natã ao palácio para falar ao rei (I Sm 12:1-4):

“Havia dois homens que viviam na mesma cidade. Um deles era muito rico e tinha muito gado e ovelhas e o outro, como era pobre, tinha apenas uma ovelha. Um dia, o que era rico recebeu uma visita e não queria matar nenhum de seus animais para preparar refeição ao seu hóspede, em vez disso, matou a ovelha do homem pobre para preparar a refeição.”
No mesmo instante o rei Davi se indignou com aquela injustiça, com aquela sensação de impunidade, com aquela desigualdade moral e social relatada pelo profeta, no que imediatamente Davi, em toda posse de sua autoridade, decretou que o homem injusto fosse punido. Nesse momento, Davi ouviu algo que o rasgou de cima a baixo: ESSE HOMEM INJUSTO E VOCÊ, DAVI!

Aquela frase marcaria para sempre a vida de Davi. Após perceber o seu erro, Davi nem tentou se justificar... Já foi logo se lançando, arrependido, diante do Pai para buscar o perdão Dele. Foi desse episódio que se originou um dos mais belos poemas de Davi, os Salmos 51.

O verso 3 do Sl 51, expressa muito bem a diferença entre um ser humano como Davi (considerado segundo o coração de Deus) e um ser humano como a maioria de nós: Ele não se esquivou de sua responsabilidade, antes, se arrependeu diante de Deus! Se Davi vivesse em nossa época, provavelmente não se enquadraria na categoria do “crente-justo/crente juiz” (aquele que vive lançando a Palavra para os outros, menos para si mesmo).

O julgamento é uma capacidade e exclusivamente humana, que deveria ser melhor aproveitada como filtro de comportamento, mas infelizmente é utilizada de forma equivocada:
  • Não deveríamos usar essa capacidade para julgar aos outros, mas sim a nós mesmos.
  • O mesmo peso que usamos para julgar às pessoas, deveríamos aplicar a nós mesmos.

Quer um conselho? Converse com o Espírito Santo para que Ele te mostre se você tem feito vista grossa para seus erros e colocado outdoor nos erros dos outros. Peça para que Ele te ajude a não se tornar um “crente duas medidas” para que todas as vezes que você errar, você perceba e se arrependa diante de Deus.

Nenhum comentário: