segunda-feira, 2 de setembro de 2013

" Perdendo a visão"



"Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia." Sl 25:5

Na estrada de minha casa, há um pasto onde vivem dois cavalos. De longe, parecem cavalos normais, mas, quando olhamos bem, percebe-se que um deles é cego. Contudo, o dono não se desfez dele, ao contrário ele até arranjou um amigo, um cavalo mais jovem. Isto é de admirar!

Ao observá-los, ouviremos um pequeno sino, e este está no pescoço do cavalo menor. Assim, o cavalo cego sabe onde está o seu companheiro e vai até ele.

Ambos passam os dias comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.

Percebemos que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha e, às vezes ele, para, então, espera para que o outro possa alcançá-lo. E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como o dono, desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio, quando precisamos.

Algumas vezes somos como o cavalo cego, guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas. Outras vezes, somos como o cavalo guia, ajudando outros a encontrar seu caminho. (autor desconhecido).

E é assim conosco também... Muitas vezes perdemos a nossa visão, talvez um problema, uma decepção, uma perda, uma doença, um casamento desfeito, uma promessa que não chega, um tempo novo que não vem, tudo isso nos torna cegos.. E então deixamos de crer, de acreditar no agir de Deus, em suas promessas e até mesmo em seu Amor por nós.

Passamos a ser guiados pelas circunstancias, pelas dores, frustrações, e deixamos de enxergar o que acontece à nossa volta, deixamos de perceber o Amor de Deus através das pessoas que Ele tem colocado em nossas vidas.

Maria e Marta estavam assim.. Mesmo sabendo que Jesus as amava, mesmo tendo um bom relacionamento com o Mestre, mesmo tendo estado à mesa com Ele por tantas vezes, no momento em que “perderam seu irmão” (aparentemente haviam perdido), elas passaram a olhar para todas as circunstancias adversas.

E não eram poucas:
- Seu irmão morto (A morte era real em sua casa);
-A angustia de não poder voltar atrás (porque já cheirava mal, havia acabado..)
- Perdendo a luta para o tempo (porque já havia quatro dias)
- A decepção pelo amigo que não vinha (porque Jesus demorou-se até estar com se irmão Lázaro).

E assim quando Jesus chegou logo elas o interrogam, o colocaram na parede, atribuíram a Jesus a “culpa” pela morte de seu irmão. “Se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”...

Será que você não está nessa condição? Será que ao invés de crer, de enxergar o tamanho do Deus que pode ressuscitar você tem culpado a Ele, por todos os teus problemas?

Lázaro estava morto, cheirava mal, estava envolto em lenços. Suas duas irmãs estavam vivas, livres.. Lázaro era aquele que “parecia estar cego” e as duas irmãs fisicamente eram as “que enxergavam.”

Jesus chamou: Lázaro sai para fora!!

[...]Ao observá-los, ouviremos um pequeno sino, e este está no pescoço do cavalo menor. Assim, o cavalo cego sabe onde está o seu companheiro e vai até ele...

E assim como o cavalo da história Lázaro embora cego, morto “ouviu” o som da voz de Jesus..) e era como aquele sino mostrando o caminho. Pelos olhos da fé, Lázaro passou a enxergar uma nova vida que o Senhor acabara de lhe oferecer. (o cavalo cego sabe onde está o seu companheiro e vai até ele.)

Jesus AMAVA a Lázaro e foi ao seu encontro, mas Ele AMAVA também suas duas irmãs (Marta e Maria), e não as julgou, não as desprezou ao contrário depois ceiou com eles.. (Jo 12-1-2)

E sabe por quê? Porque como o dono dos dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas, ou desanimamos, ou perdemos muitas vezes a fé.. Mesmo muitas vezes não crendo Nele, Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio, quando precisamos.

E o resultado dessa história está em JO 11:45:

Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus creram Nele.


Nenhum comentário: