terça-feira, 8 de outubro de 2013

" Cheguemos a Maturidade da Fé"


Ef 4.13 “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”

Nossa geração é devedora de homens e mulheres que se entregam ao Reino de Deus de uma forma madura.

É uma época de crentes volúveis, que brigam por cargo, por placa de igreja, por visão, e até mesmo por irmãos. Que não aceitam a vontade de Deus, que retém seus talentos, que muitas vezes buscam mais as bênçãos do que o abençoador. Não buscam intimidade com Deus, não conhecem o poder transformador, pois nunca foram transformados ou se deixaram ser transformados.

Falar de maturidade cristã talvez seja o assunto mais abordado dos dias de hoje, pela falta de compromisso que encontramos nas igrejas de um modos geral.
A oração de Paulo pelos Colossenses nos mostra isso: “…não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento de sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl 1.9,10).

O que o Espírito Santo quer nos ensinar através deste texto é que esse crescimento espiritual, nos fará chegar a maturidade cristã. Com esse crescimento, com essa maturidade, resultaremos numa vida que agrada ao Senhor e frutifica em toda a boa obra.. “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho…” (Rm 8.29).

Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra (Jo 15.4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.   5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.).

Embora não exista uma fórmula para a maturidade cristã, diariamente você pode buscá-la. A seguir seguem algumas sugestões que, colocadas em prática, muito auxiliarão para que você possa chegar à maturidade, a fim de que também possa ajudar outros a crescerem espiritualmente.

INTEGRE-SE EM SUA IGREJA
É fundamental que você participe dos trabalhos de sua igreja, para que haja crescimento espiritual. O cristão deve ter alegria de congregar em uma igreja (Sl 122.1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.)  Algumas coisas só são possíveis quando estamos integrados em uma igreja. Por exemplo: É na igreja que aprendemos a sã doutrina, recebemos treinamento eficaz, adoramos ao Senhor, enquanto mantemos comunhão uns com os outros (Sl 133. Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!). É na igreja que somos despertados para as oportunidades de trabalho para o Senhor e nos preparamos para cumprir o propósito de Deus para as nossas vidas.
A igreja é tão importante que Cristo a amou e a si mesmo entregou-se por ela (Ef5.25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,). Além do mais, Deus escolheu a igreja para que realizasse o plano de redenção do mundo (Mt 28.19-20 - Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;   20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.).

1. ESTABELEÇA UM MOMENTO DEVOCIONAL DIÁRIO
Cultivar um momento de comunhão com Deus será de fundamental importância se quisermos ter uma vida de crescimento espiritual (Sl5.3 De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.). Esse é o momento quando deixaremos o Senhor falar conosco pela sua Palavra e falaremos com Ele através da oração e do louvor. Será um tempo de comunhão com Cristo. Escolha um bom local, a salvo de interrupções, e use para isso pelo menos uns 15 minutos diariamente pela manhã (é o mais aconselhável por estar com a mente mais tranquila), à tarde ou à noite. Aprenda a ter comunhão diária com Deus como algo prioritário para sua vida, também conhecido como devocional.

2. TENHA FOME E SEDE DA PALAVRA DE DEUS
O conhecimento da Palavra de Deus está intimamente ligado com o crescimento espiritual do cristão. Pouco conhecimento, pouco crescimento; muito conhecimento, muito crescimento. Os grandes homens de Deus foram homens que amaram a Bíblia, tendo-a lido várias vezes. Leia a Bíblia sistematicamente. Uma boa sugestão é lê-la anualmente. Sublinhe e memorize versículos vitais ao seu crescimento espiritual. Leia a Bíblia em espírito de oração, pedindo que Deus fale ao seu coração através do texto lido. Grandes avivamentos na história da igreja aconteceram quando o povo começou a dar importância para a Palavra de Deus. (Os 4.6; 6.3).

3. DESENVOLVA UMA VIDA CONSISTENTE DE ORAÇÃO
Outra ação vital para a maturidade cristã é a oração. É por meio dela que mantemos uma comunhão íntima com Deus. Os grandes homens também eram homens de oração. Jesus ensinou a importância da oração aos seus discípulos. A oração eficaz deve incluir vários elementos: adoração, gratidão, confissão, intercessão, petição (Mt 6.9-13). A Bíblia nos aponta os impedimentos à oração eficaz: incredulidade, motivação errada, orar pouco, pecados não confessados, estar fora da vontade de Deus (Tg 1.5-8; 4.3; Sl 66.18; Mt 7.7,8). Deus deseja realizar grandes coisas em nossas vidas a partir de nossas orações.
Espero poder ter ajudado
Deus te abençoe!.

Nenhum comentário: