terça-feira, 9 de abril de 2013

"Os dois evangelhos"

 
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego - Rm 1:16”.
 

O Evangelho de Jesus Cristo é a Boa Nova de grande poder e alegria, que pode realmente fazer “nova”a vida de quem crê. Dentro de minha limitação, observo que o evangelho se transformou em algo voltado para o homem, e Jesus Cristo deixou de ser o centro, a razão de ser o evangelho. Por isso, fiz questão de intitular esta pequena reflexão de Os Dois Evangelhos. O do homem e de Jesus Cristo. Que paralelos podemos traçar para estes seguimentos?

Em primeiro lugar, o evangelho dos homens preconiza as bênçãos materiais, e o evangelho de Jesus a transformação pessoal. Muitos hoje querem as bênçãos de Deus, mas não querem o Deus das bênçãos. Deus hoje virou marionete nas mãos dos homens. Não se enfatiza mais a transformação pessoal, o ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Ser nova criatura é permitir que a vida de Jesus seja cada dia mais evidente em nossa natureza caída e degenerada pelo pecado. É a cada dia mortificar o eu para abrirmos espaço para Jesus.

Em segundo lugar, o evangelho dos homens enfatiza fenômenos espirituais, e o evangelho de Jesus a fé genuína. O que é fé? O autor de Hebreus nos diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. A expressão no grego para firme fundamento é garantia inabalável. Isso significa que a fé não está baseada em fenômenos externos, mas na Pessoa de Jesus Cristo. Ele é a nossa garantia inabalável o nosso porto seguro.

Em terceiro Lugar, o evangelho dos homens convoca pessoas para a prosperidade, e o evangelho de Jesus Cristo ao discipulado. Ser discípulo de Jesus é reproduzir na vida o caráter de Cristo. Este é o nosso maior desafio nesta sociedade pós moderna. Mostrar que viver com Cristo e andar como Ele andou é significativo e relevante. Ser discípulo de Jesus Cristo não significa andar e viver alienado ao que está em nossa volta, é estar inserido na arte, na cultura, na política, no esporte, apontando Jesus Cristo e o seu Reino.

Para finalizar, o evangelho dos homens aponta o poder como alternativa de vida, e o evangelho de Jesus Cristo para amor e o serviço. Muitos pregadores afirmam que o crente é cabeça e não cauda, e por isso tem que sempre chegar ao poder. Jesus nos ensina que quem ser grande deve se humilhar deve servir e acima de tudo amar.

Com isto não quero dizer que Deus não possa nos abençoar e nos dar prosperidade; o que quero dizer que isto não é prioridade no evangelho de Jesus.

Vivemos em um momento na historia em que igrejas viram palcos, cultos viram shows, louvores um verdadeiro "oba, oba", ordenanças se misturam com danças. Devemos fugir dessa enxurrada de modernismo dentro da igreja auto-denominada evangelica. Se sentimos incapazes de frear essa onda, onde a fé é trocada por falsos entusiasmos e alegrias momentaneas, passadas atraves de homens que ocupam os palcos dessas denominadas igrejas, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam delas. aceitando o caminho do Senhor, e evitando avidamente o caminho criado pelos anátemas.


"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."
[Gálatas 1: 6-9]

 
Que Deus nos ajude a cada dia vivermos o evangelho da graça de Deus em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: