quinta-feira, 11 de abril de 2013

"Sei Que Você Não é Frio e Nem Quente"

"E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."Ap 3:14-22

A carta aos laodicenses não contém nenhum elogio, nem críticas por ensinos falsos ou imoralidade. O problema dos laodicenses era que eles não eram nem frios nem quentes. Eles não tinham a frieza da hostilidade ao evangelho ou da rejeição da fé; mas também não tinham zelo e fervor [...]. Eles eram simplesmente indiferentes, cristãos de nome, acomodados. Quem dera fosses frio, ou quente! Não há nada pior que algo morno a ponto de provocar náuseas  

Talvez não seja pequeno o número de pessoas em nosso país que acreditam que não fazer nada de mal é suficiente para que Deus esteja satisfeito. Essa é uma das mais diabólicas mentiras que afetam a vida dos cristãos. Para agradar o coração de Deus não basta afastar-se do mal, é preciso aproximar-se do bem. Penso que problema semelhante enfrentava a igreja de Laodiceia. Jesus não a exorta a deixar de lado práticas reprováveis, mas a abandonar a omissão espiritual. Uma igreja que não faz o que é errado mas que não se dedica a buscar uma revelação de intimidade com Deus está também fora de foco. Os laodicenses viviam exatamente assim e receberam uma dura repreensão de Jesus.

 Talvez as pessoas daquela comunidade pensassem que Jesus não se incomodaria com a indiferença delas, mas a Palavra de Deus é clara, e Jesus diz com autoridade: "conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente". Podemos passar um verniz de crente em nossas vidas e até convencer as pessoas de que somos supercrentes, mas não vamos conseguir enganar a Deus, que tudo vê e tudo conhece.

 Deus sabe quando ofertamos dinheiro apenas motivados por interesses egoístas, quando nos sentamos nas primeiras fileiras das igrejas para sermos notados ou quando levantamos as mãos no culto de forma mecânica; Deus sabe bem quando lemos a Bíblia apenas para cumprir nossas obrigações diárias ou quando oramos de forma bela, mas sem o devido fervor; Deus sabe quando olhamos o pobre com desprezo e o rico com interesse e reverência; Deus sabe quando nossa espiritualidade é fria, indiferente e insossa. Deus sabe de todas as coisas e quer nos curar da indiferença!

 
Se há algo fundamental na fala de Jesus dirigida à igreja de Laodiceia é o fato de que Ele não faz vista grossa à indiferença. A frieza é um atributo apenas humano. Deus jamais fica em cima do muro. Mas o fato de Deus saber quando somos indiferentes e frios não dever ser encarado por nós com medo e desconfiança. É sempre bom lembrar que a Inquisição foi uma criação humana, e não divina. Deus não fica olhando do céu para nós, aguardando com ansiedade o momento em que erraremos para nos condenar de forma severa. Na verdade, o Bondoso Deus torce pelo sucesso humano. Quando Ele afirma que não olha com indiferença a nossa frieza espiritual, Ele está querendo dizer que seu coração está triste apenas porque não vivemos da forma bela e plena que Ele havia planejado para nós desde o princípio de todas as coisas.

 
Penso que a paternidade e a maternidade servem muito bem como forma de ilustração do que estou tentando dizer. Quando um pai olha para seus filhos, não se alegra quando escolhem viver de forma indiferente às orientações que lhes deram. Ele os orienta de modo que possam alcançar sucesso em suas vidas. O foco não está no desejo do Pai  de se obedecido, mas na felicidade dos filhos, por isso, é preciso, de vez em quando, corrigir algumas rotas erradas que eles escolhem para suas vidas.

 
Se nós, seres humanos, que somos falhos e pecadores, amamos e corrigimos em amor nossos filhos, muito mais o faz o Senhor. Precisamos nos alegrar toda vez que Deus trata nossas vidas corrigindo rotas equivocadas. Uma atitude que traz muita satisfação para Deus é o fato de seus filhos e filhas aprenderem a levar uma vida transparente em sua presença. Não há como fugir ou fingir que somos crentes. Deus sabe de todas as coisas, e nada passa desapercebido aos seus olhos...

 

 

Nenhum comentário: