terça-feira, 2 de julho de 2013

"É questão de envolvimento"

Muitos ficam maravilhados com Homens de Deus que conseguem citar a bíblia “de cor” que sabem exatamente o endereço bíblico, capítulo e versículo...  
E outros tantos se sentem frustrados porque não conseguem se quer lembrar o dia da sua conversão, ou Batismo...

Alguns dizem que leem a bíblia, mas alegam que isto não acontece com eles...e porquê? Porque não estão se enchendo da Palavra!
Compreenda isto: eu não tenho a responsabilidade de decorar a Bíblia, mas sim de encher-me dela através da leitura e da meditação... Quanto ao lembrar-me, depois de encher-me, o Espírito Santo fará com que isto aconteça.

Mas o problema da maioria dos crentes é que eles não dão material ao Espírito Santo; não se enchem da Palavra, e, logicamente, não a lembrarão.
Por exemplo: há pessoas que são um verdadeiro estoque de piadas; para cada momento e ocasião elas têm algo engraçado a contar. E alguns chegam a surpreender pela grande quantia de piadas que contam. Como conseguem lembrar-se de tantas piadas?  Não é a memória da pessoa em si que é tão extraordinária; é o fato de ela envolver-se com as histórias cômicas! É o gosto pelas piadas, a quantia de vezes que as ouvem e contam... é o envolvimento! Essas pessoas enchem-se de piadas!

Agora não me venha dizer que você não se lembra da Bíblia porque sua memória não é boa... A verdade é que você não se enche dela!
Se você pegar um número de telefone de uma pessoa estranha, e ligar-lhe uma única vez você não vai se lembrar do número pelo resto da vida... Mas o telefone de um familiar, amigo (a), namorado (a), não nos esquecemos.

É uma questão de envolvimento.

Quando vejo um mecânico desmontar e montar novamente o motor de um carro, penso: Como ele se lembra onde é que vai cada parafuso e peça? No entanto, ele não ficou duas ou três semanas decorando a ordem das peças para depois lidar com o motor. É um processo. É algo paulatino.

Ele simplesmente foi envolvendo-se com o seu trabalho até dominá-lo! Semelhantemente, se nos envolvermos com a Palavra dia a dia, não precisaremos nos esforçar para decorar nada!

Não seja superficial, encha-se da Palavra!

Nenhum comentário: