domingo, 28 de julho de 2013

"Deus de Cócoras?!"

A grandeza de um homem é medida na sua capacidade
de se curvar para servir a outro homem

Deus e a palavra cócoras tem algo em comum? Para quem não sabe, cócoras significa agachado e/ou sentado sobre o calcanhares. É uma das posições em que a mulher pode ficar no momento do parto. É também uma das posições utilizadas pelo ser humano no momento de fazer suas necessidades físicas. É, de fato, escandaloso pensar em Deus de cócoras.
O que você faria se pudesse fazer tudo o que quisesse na semana em que iria morrer? Se pudesse fazer tudo (exceto anular e adiar a morte) o que você faria? Pois bem, Deus escolheu ficar de cócoras!
Jesus, a expressão de Deus que andou entre nós, nas suas últimas horas de vida escolheu ficar de cócoras. E isso para ensinar uma lição ímpar: o uso da bacia e da toalha! Jesus é a expressão de um Deus de cócoras a fim de lavar os pés de um bando de maltrapilhos como eram os discípulos e como somos nós. Nas últimas horas de vida, Jesus deixou seu legado de cócoras, com bacia e toalha, servindo aos outros. Deixar legado nada mais é que deixar uma contribuição significativa para as futuras gerações.
Um Deus de cócoras choca. Um Deus de cócoras é escandaloso. Não queremos aceitar. É a mentalidade de Pedro (João 13:8) que, por um instante, não quis que Jesus lavasse seus pés.  Mas a lição aqui é priorizar o outro. Ter como causa a luta do próximo. Não precisamos viver em busca de causas para lutar. Os interesses do outro deve bastar.
Naquele tempo, os pés ficavam sujos e cansados das longas jornadas caminhadas. Um dos tipos de servos, neste caso um escravo de terceira categoria, lavava, massageava e colocava óleo nos pés de seus senhores quando estes chegavam a casa. Jesus nos dá esse exemplo de que precisamos ser Igreja de servos para as pessoas que se sentem sujas e cansadas na vida. Oxalá que todas as pessoas sujas e cansadas encontrem um discípulo de Jesus para servi-las. Há pessoas que cansaram da injustiça do sistema, de passar fome, de não ter emprego. Outras cansaram de Deus, da vida, da igreja, da Bíblia. Essas pessoas precisam encontrar discípulos de Jesus com uma bacia e uma toalha pronta a servi-las. Há, ainda, pessoas sujas de pecado. Essa poeira do pecado não é para ser apontada, julgada e satirizada. Não é motivo para exclusão. O pó do pecado deve ir para nossa bacia.
Como precisamos de nos desapegar dos status, dos títulos, das posições. Precisamos deixar de ser pastores, apóstolos, ministros, diáconos e sermos promovidos ao status de servos, do tipo que esperam os cansados para lavar-lhes os pés. Se Jesus se despojou do seu status, só seremos de fato seus discípulos se fizermos o mesmo! Jesus é o Deus de cócoras. Pode ser escandaloso, mas não é vergonhoso, sendo na verdade maravilhoso!
A grandeza de um homem é medida na sua capacidade de se curvar para servir a outro homem. E tudo isso sem se achar misericordioso, amoroso ou mais “de Deus” por servir. O próprio Jesus disse que depois de fazer tudo o que pudermos, devemos nos considerar servos inúteis (Lucas 17: 7-10).
Que sejamos grandes discípulos de Cristo, que assim como Ele, portam uma bacia e uma toalha para lavar os pés de todos os sujos e cansados que chegarem até nós.

Nenhum comentário: