sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"Como se comportam os bons amigos..."

Existem poucas coisas na vida melhores do que uma boa amizade…

Nosso cotidiano está cada vez mais corrido. A acirrada briga pela popularidade, a competitividade e a necessidade de ascensão social tiram os nossos olhos do essencial. Família, amigos e Deus ficam em segundo plano, quando o que precisamos é dinheiro, emprego e popularidade. Então, criamos datas para lembrar e dar importância a pessoas que deveríamos homenagear todos os dias. Daí vem o Dia das Mães, dos pais, dos namorados, da mulher e por fim o do amigo. Um amigo é alguém especial para nós. A relação de amizade entre dois seres humanos é inexplicável, transcende o natural, ultrapassa até laços sanguíneos, e talvez seja por isso que a Bíblia diz que “há amigos mais chegados que irmão”. A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas. “Deus podia muito bem ter feito os seres humanos de tal maneira que cada um tivesse tudo, mas preferiu dar diferentes dons a diferentes pessoas para que todos necessitassem de cada um”. E como é verdade que necessitamos uns dos outros e principalmente na caminhada cristã. Precisamos de Deus para nos achegarmos aos amigos e precisamos dos amigos para nos achegarmos e sentirmos Deus.
Penso que existem poucas coisas na vida melhores do que uma boa amizade. Pouquíssimas coisas. Amigos não se têm aos montes. São realmente poucos e bons. As vezes 3, outras vezes 2, algumas pessoas tem apenas 1. [Para quem não tem nenhum bom amigo, fica a dica, seja um bom amigo, e os outros virão]. Pense em Jesus. Tinha 12 amigos, 3 grandes amigos que estavam com Ele em todo tempo (Pedro, Tiago e João), e um grandessíssimo amigo ao qual ele amava (João). Grandes amigos jamais se separam, vivem um no coração do outro, para sempre. Grandes amigos têm características peculiars:
GRANDES AMIGOS ESTÃO CONTIGO ACIMA DE TUDO
Grandes amigos entendem muito bem que o amor está acima de tudo. Jamais te abandonarão, ainda que você tenha pego a curva em direção ao caminha errado. Eles correm atrás de você e te puxam pela gola da camisa, e te mostram qual é o caminho correto a ser seguido. Se não conseguirem te alcançar, vão pedir ajuda a terceiros que conseguirão e isso sem o menor medo de saírem de “dedo-duro”.

GRANDES AMIGOS NÃO LIGAM PRA SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA
Se você estiver comendo no melhor restaurante da cidade eles serão seus amigos. Se acontecer o contrário, eles adorarão degustar uma comidinha feita embaixo do viaduto. E tudo bem, talvez eu tenha exagerado quando disse que eles não estão nem aí. Eles ligam sim e irão te ajudar de alguma maneira. Mas não te deixarão porque você está pobre ou rico.

GRANDES AMIGOS VÃO BRIGAR COM VOCÊ
Às vezes a verdade traz briga. É aí que verdadeiros amigos brigam. Porque muitas vezes é necessário que a verdade seja dita e onde há verdade, às vezes há discordância. Mas a discordância é temporária quando você percebe que aquele amigo falou a verdade, e o fez porque queria o seu bem. É também a hora de voltar atrás e pedir perdão e perdoar.


GRANDES AMIGOS TE LEVAM PARA MAIS PERTO DE DEUS
Achou exagero o que eu disse? Então observe a vida de Davi e seu grande amigo Jonathas.a amizade deles era tão forte, tão grande, que mesmo Jonathas sendo filho do seu maior inimigo, não o impediu te cumprir a aliança de amizade que haviam feito, ao trazer seu filho anos mais tarde para a presença de Deus (assentou-se em sua própria mesa, e comeu do mesmo banquete que o Rei)...

Observe quem são as pessoas a sua volta, quem você tem chamado de amigo? Quem você considera como verdadeiro amigo? Quem o chama de amigo? Você tem sido um bom amigo? 
Avalie o quão perto de Deus você se sente quando está com ele, ou o quão perto de Deus você o leva quando está com ele?

Nenhum comentário: