segunda-feira, 4 de novembro de 2013

"Nao julgue o livro pela capa

“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais e as que se não veem são eternas.” (2 Co 4.18)

Muitas pessoas, principalmente os leitores iniciantes, escolhem seus livros pela capa: a mais colorida, a mais desenhada, a que mais chama a atenção. Isso é um erro. Às vezes, um livro bonito guarda, em seu interior, uma história triste e desagradável. O contrário também acontece: livros de capas feias podem contar lindas histórias!

O mesmo tipo de engano cometemos quando julgamos alguém pela aparência. Há pessoas de fisionomia agradável, traços perfeitos, rostos praticamente desenhados que, com a convivência, mostram um interior feio, sombrio, traiçoeiro, manchado pelo pecado. São sepulcros caiados (Mt 23.27). São a constatação do ditado popular: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

Por outro lado, existem aquelas que são verdadeiros “patinhos feios”, que à primeira vista não “encantam”, não atraem, mas que se revelam, no relacionamento, como os mais lindos cisnes.

Deus vê o nosso interior, nosso coração, nossas intenções. Ele não nos julga pela capa, mas nos conhece pelo conteúdo. Aprendamos com Ele.

Nenhum comentário: