terça-feira, 3 de junho de 2014

"O Pior de Tudo"

O pior de tudo é ficar solteiro? É não ter emprego? É perder tudo o que se tem numa inundação? É ser traído pelo cônjuge? É ver o filho morto debaixo de um trem? É ter o diagnóstico de Alzheimer? É morrer?

Asafe, membro de uma família de músicos de compunha, cantava e tocava címbalos e outros instrumentos, no Templo de Jerusalém, escreveu? “O pior de tudo é que o Deus Altíssimo não quer nos ajudar como antes”(Sl 77:10). Em outras versões, lê-se que a ira de Deus bloqueou sua benevolência, que a destra de Deus mudou, que Deus parou de agir, que Deus fechou a mão, etc...

É o caso de nós mesmos fazermos várias perguntas frente ao problema: Deus está dormindo? Deus encurtou seu braço? Deus ficou surdo? cego, mudo e paralítico? Deus mudou da água para o vinho? Deus está ocupado demais? Deus desistiu? Deus renunciou? Deus fracassou? Deus foi raptado? Deus fugiu? Deus debandou para as potestades do ar? Deus morreu?

Os que não creem em Deus, nem os agnósticos, não fazem esse tipo de perguntas. São os crentes que são tentados a supor que Deus não quer mais ajuda-los. Chegam a pensar assim ou a falar assim em alguns poucos momentos difíceis da vida, a exemplo de vários heróis da fé da Bíblia, a começar pelo patriarca Jó. Não é fácil conciliar o amor de Deus , o poder de Deus, a glória de Deus com o sofrimento, com a adversidade, com o sucesso dos ímpios, com a persistência do mal, com a guerra, com as desgraças naturais, com a injustiça, com a extensão do poder satânico.

Outra coisa que dá origem a essa sensação desagradável é a demora da para a vinda de Cristo, a demora da ressurreição, a demora da morte da morte, a demora do paraíso recuperado. Há dois milênios, Paulo escreveu: “A noite está terminando, e o dia vem chegando” (rm 13:”12); más até hoje a noite não terminou e o dia não chegou. Quantas noites teremos ainda pela frente? Em algumas pessoas a demora pode atingir as três virtudes teologais: a fé, a esperança e o amor. Apesar de tudo, o apóstolo está absolutamente certo quando escreve no mesmo capitulo: “O momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer”(Rm 13:11).

Podemos tomar carona nesta verdade:  a cada dia que passa a historia aumenta de tamanho e o tamanho da profecia diminui: a cada dia que passa o passado fica maior e o futuro fica menor; a cada dia que passa o mal fica mais distante e o vem, mais próximo; a cada dia que passa o diabo fica mais furioso e Deus fica mais glorioso.

No Salmos 73, Asafe quase perde a confiança em Deus porque tudo parecia ir bem  com os orgulhosos e com os ímpios e tudo parecia ir mal como simples e com os bons. Foi uma crise e tanto, da qual ele só se safou ao se apegar à escatologia: “o que acontecerá no fim com os maus”(Sl 73:17). No Salmo 77, Asafe só se safou da ideia de que Deus não quer mais ajudar como antes ao se apegar à história do povo de Israel: “Recordarei as maravilhas que Deus fez no passado” (Sl 77:11).


O pior de tudo não é quando Deus parece ausente. O pior de tudo é quando o crente não lê a Bíblia e não fica sabendo o quanto Deus já fez (a revelação da história) nem o quanto Deus ainda vai fazer (a revelação da escatologia).!!

Matéria da Revista Ultimato edição março e abril 2014.

Nenhum comentário: